11.11.09

What the Fucking Fuck?

Certas circunstâncias, objectos ou pessoas causam-me uma reacção de ultraje veemente. Não é algo que consiga controlar, simplesmente acontece. O confronto verifica-se e a seguinte ordem de acontecimentos toma lugar:
- o meu peito comprime-se;
- o meu cérebro processa em extrema velocidade essa compressão;
- feita a processação, a fúria e o ultraje instalam-se na minha mente e corpo;
- as palavras começam a jorrar, novamente em extrema velocidade;
- é expelida toda a condenação da dada circunstância, objecto ou pessoa;
- tudo isto é feito com uma expressão facial algo perturbadora e cómica, pelo que me foi transmitido.

Pois bem, recentemente, tomou lugar uma dessas reacções de ultraje incontroláveis, que resultou numa semana de reflexão e preparação deste post. Não para que fosse brilhante ou genial, mas para que não se limitasse a um borrão de sangue sobre o ecrã preto. Queria transmitir informação também, para que percebessem que o borrão de sangue é justificado.

Uma das empresas por que menos afecto e respeito tenho é a mattel. Todos devem conhecer, mas, de qualquer forma, explico: a mattel é a empresa de brinquedos responsável pela venda mundial de uma barbie a cada três segundos.
A barbie foi criada a partir da boneca alemã bild lilli doll, que era comercializada como um brinquedo de cariz sexual em bares e casas de adultos. Tem uma estrutura física humanamente impossível e é magra, alta, loura, maquilhada, rica, amante da moda e heterossexual. Portanto, a cada três segundos, uma mãe diz à sua filha que este é o modelo de mulher bonita, divertida e bem sucedida, a maioria das vezes sem sequer reflectir que é esse o significado valorativo dos seus actos.
Já muitas pessoas me disseram que sou demasiado radical, que elas próprias tiveram barbies e não cresceram a pensar assim. A minha resposta está na imagem padrão das indústrias mundiais: qual é a mulher modelo na moda, no cinema, na televisão, na música, na pornografia, na erótica? Percebem a perfídia desde "brinquedo"?

Esta pequena introdução basta para compreenderem o nível de ultraje quando me deparei com isto:

The Joan Jett Barbie Doll

É aqui que surge o borrão de sangue, que eu traduzo com: A Joan Jett não é uma merda de uma barbie!!!!! Se querem transforma-la numa boneca, transformem-na numa super-heroína ou algo do género, mas numa porra de uma barbie não! A Joan Jett fundou uma banda com quinze anos, uma das primeiras bandas de rock apenas composta por mulheres, adolescentes aliás; toca guitarra; foi a primeira mulher a fundar uma discográfica; é um ícone lésbico e feminista; já teve o cabelo rapado; não faz depilação; diz asneiras; veste-se de cabedal preto e faz o que lhe apetece. A Joan Jett não é uma barbie e isto, para mim, é heresia. E aviso que a Cyndi Lauper e a Debbie Harry também têm as suas respectivas bonecas.
Não sei se a própria teve de dar autorização para isto, mas deduzo que sim, o que me faz sentir incompreendida. Alguns já sublinharam o lado positivo da coisa, o de que agora algumas raparigas terão um modelo positivo de mulher, mas, na verdade, isso não me consola.


Para quem tenha curiosidade, esta é a angry kim e podem conhecê-la em Angry Little Girls!

6 comentários:

joana disse...

Olá MM, tudo isto me parece bastante contextualizado com o facto de esta semana me ter lembrado de ti.

Não que o contexto tenha de o permitir, porque não!, mas fomenta a maior regularidade.

Posto isto, acho que seria útil, num destes dias em que possas, e fosses à biblioteca de letras porque está lá uma coisa mesmo fofinha.

Eu gostei, tu e as meninas todas são capazes de gostar também.

beijinho :*

ps: não te digo o que é porque era mesmo fixe lá ires ver :)

joana disse...

perdoa o meu português erróneo e arcaico, hoje estava capaz de espetar uma faca no fígado!

Maria Manias disse...

para a boneca ser feita a Joan Jett teve que dar autorização, pede-lhe explicações!
eu também vejo a coisa pelo lado positivo, pelo menos agora as miúdas vão ter outro modelo de referência... no entanto não me agrada a boneca ser tão magra... e rapava-lhe o cabelo também, lol

Anónimo disse...

em que é que a JJ estaria a pensar quando autorizou?
alguém devia perguntar-lhe.

i.

Anónimo disse...

ja fizeram uma barbie c tattoos?
pois todo o mundo barbie é um negócio, td isto parte de um ponto de vista comercial, por isso a ideia, aqui, certamente foi de chegar a um nicho de mercado ainda não explorado sem que qq tipo de "agenda" socio-psico-cultural tenha um interesse maior q ultrapasse o "money money money", ja diziam os abba. e na guerra, amor e negocios (perceba-se fazer dinheiro) não há regras. espanta-me que nada disto me espante mas estou calejada deste mundo por isso, nao! nao me espanta, nem me ultraja... epah isto ficou longo, sorry!

ps. o q ta na fac de letras? uma barbie bibliotecaria? :p

ps2. nice post MM :)
peg solo

Anónimo disse...

tudo em nome de filmes por estrear e ainda por cima a boneca é barata, cerca de 40 euros! e não tem as tattoagens da menina jett...ultraje a todos os níveis! a idade ja começa a pessar na joan,ja não raciocina em condições.