8 de Março - Dia Mundial da Mulher
Hoje, é o dia mundial da mulher e venho aqui por instantes apenas para o dedicar a uma das minhas heroínas e uma das feministas por quem mais estima nutro e orgulho tenho: Carolina Beatriz Ângelo.
Carolina Beatriz Ângelo foi a primeira mulher a votar em Portugal, em 1911, por se enquadrar no paradigma que os legisladores assumiram estar reservado aos homens. Carolina era um cidadão maior de 21 anos, que sabia ler e escrever e que era chefe de família (era viúva e tinha uma filha a seu cargo). Curiosamente, a decisão do Tribunal que permitiu o seu recenseamento foi tomada a 24 de Abril e foi fruto de um rasgo de sorte. O Juiz a quem seria distribuído o processo - por um método que era e ainda é aleatório - seria João Baptista de Castro, pai de Ana de Castro Osório, co-membro da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas.
Carolina Beatriz Ângelo foi também a primeira cirurgiã portuguesa. Formou-se, em 1902, com distinção na especialidade de ginecologia.
Deixo-vos com outra feminista - Leslie Gore -, esta dos anos 60, a cantar o seu hino feminista You Don`t Own Me:
2 comentários:
Não tenho culpa que o relógio esteja regulado por outro país. Tentei mudar, mas ele não me obedece! Já era dia oito quando escrevi isto.
que chuchu! :D
Enviar um comentário